Entretenimento

Conheça o significado da sigla LGBTQIA+


Publicado em 16/06/2021, por Matheus Santos.

LGBTQIA+ é a sigla usada para designar Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros, Travestis, Queer, Instersexuais, Assexuais e as demais representações de sexualidade e gênero existentes que não se enquadram no padrão cis (pessoas que se identificam com o gênero e sexo biológico) e héterossexual.

A sigla é uma evolução do termo GLS, que representava Gays, Lésbicas e Simpatizantes, mas era bastante limitante e entrou em desuso. Em meados dos anos 90 a sigla LGBT começou a ser usada para promover mais amplamente a diversidade. Mas o que exatamente significa cada letra?

A sigla compreende as diversas representações de gênero e sexualidade

Gay: termo usado para designar homens que sentem atração sexual por outros homens;

Lésbica: palavra que indica as mulheres que sentem atração sexual por outras mulheres;

Bissexuais: são pessoas que sentem atração tanto pelo sexo masculino quanto pelo feminino.

Transexuais: pessoa que não se identifica com o sexo biológico e deseja pertencer ao sexo oposto ao que nasceu.

Transgênero: pessoa cujo gênero (masculino ou feminino) difere do sexo biológico.

Travesti: pessoa do sexo masculino que usa roupas e adota trejeitos femininos mas não necessariamente quer mudar o sexo ou o gênero.

Queer: o termo descreve as pessoas que não se encaixam dentro do gênero masculino ou feminino, podendo transitar entre os dois gêneros.

Intersexual: são as pessoas que desenvolveram um orgão sexual que não se encaixa unicamente como órgão masculino ou feminino.

Assexual: o termo descreve as pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas, mas podem ter interesse romântico.

+ (outros): as demais letras da sigla trazem representações como Questionando (pessoa que está no processo de descoberta de sua identidade sexual), Curioso (pessoas que querem experimentar), Pan e Polissexuais (sentem atração por gêneros que vão além do masculino e feminino), Aliados (pessoas que não são LGBT mas apoiam a luta) e Kink (pessoas que têm fetiche).

São diversas representações de gênero e sexualidade, o que às vezes pode causar confusão. O mais correto nesses casos é sempre buscar se informar e entender para que prevaleça o respeito a toda forma de existir e amar.

Conhecimento e respeito é a base para uma sociedade mais livre e justa.