Elizabeti Felix

"Plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro."


Publicado em 06/03/2023, por Elizabeti Felix.

Você já deve ter ouvido essa frase por aí, e há várias pessoas que utilizam a mesma em tom de brincadeira ou ignorando o principal: o legado. Porque todas essas três ações deixam sua herança neste mundo, como se fosse a sua imortalidade num ato.

Essa frase que foi popularmente editada do poeta cubano José Martí, acabou se espalhando pelo mundo: “Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro: três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida”.

Eu já realizei as três ações e isto não me tornou melhor que ninguém, mas houve todas as mudanças nelas inseridas e com certeza deixarei meu legado.

Analisando com cuidado, percebemos que essas três experiências podem transformar uma vida.

Plantar uma árvore, abre a consciência sobre o meio ambiente e a seriedade da vida, você percebe a importância das árvores na vida cotidiana, numa sombra acolhedora, nas suas flores que embelezam e perfumam, nos frutos que alimenta.

Ter um filho, aí você renasce, perpetua seu DNA, muda suas convicções, transforma suas certezas, derruba suas inseguranças, dança conforme a música, anda em corda bamba e ainda assim vai aprender a amar incondicionalmente.

Escrever um livro, transforma insegurança em coragem, explora seu entendimento do mundo e sua criatividade. Faz com que se abra às críticas e exponha-se a julgamentos. Assim você aprende a caminhar entre desagrados e aplausos. E acima de tudo, transcende seus limites ao criar algo que possa ser importante para você ou para os outros.

Mesmo que não tenha a consciência para plantar uma árvore, a convicção de ter um filho e a coragem de escrever um livro, faça sua vida valer a pena, reinvente e crie outros legados que não sejam materiais, trabalhe em você mesmo e considere o seu propósito de vida.

Repense essa frase em seu antônimo: Não saia por aí plantando árvores sem conhecimento de suas necessidades e características, não tenha filhos se não puder criar e educar da forma como todo ser humano merece, não escreva apenas por esnobismo ou por falsa intelectualidade, a maior lição é o aprendizado sempre.

Antes de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro, tenha responsabilidade e respeito em relação a você mesmo e ao ambiente que vai afetar. A evolução da vida pode ser verdadeiramente uma semente que crescerá desde que tenha os verdadeiros cuidados.

Desta forma considero que esta frase está relacionada as sínteses das nossas forças e fraquezas, as transformações, às sugestões de mudanças e a sinalização de um processo para compreender a vida.