Davilane Pontes
A Mulher e a Luta por Igualdade de Gênero
Publicado em 29/03/2023, por Davilane Pontes .
O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março e é tido como uma data muito importante, pois mostra a força da luta das mulheres por seus direitos e pelo fim da discriminação de gênero.
A origem da celebração começa no final do século XIX e ganha força apenas no início do século XX, quando as mulheres começaram a organizar movimentos sociais e políticos reivindicando direitos trabalhistas, civis e eleitorais.
Após grandes manifestações ocorrendo ao redor do mundo todo, as mulheres começaram a ser ouvidas, pois estavam sempre reiterando os mesmos pedidos como: direito ao voto, melhores condições de trabalho, salários mais justos e o fim da discriminação das mulheres.
Apenas em 1910, após a segunda conferência internacional das mulheres socialistas, realizada em Copenhague - capital da Dinamarca, foi proposto a comemoração do dia 8 de Março como data oficial destinada às mulheres.
No Brasil, as mulheres passaram a ter direito ao voto apenas no ano de 1932 por meio do Decreto 21.076, o qual instituiu a criação da Justiça Eleitoral Brasileira, no atual governo do então presidente, Getúlio Vargas.
O direito ao voto secreto pelas mulheres brasileiras apenas foi conquistado após 100 anos de lutas intensas e humilhações, com a alteração da Constituição Federal de 1986 que em sua redação considerava como eleitores “os brasileiros maiores de 18 anos que se alistarem na forma da lei.”
E mais, sabe-se que cerca de 27% das mulheres adultas eram analfabetas até o ano de 1985, até então as mulheres analfabetas não poderiam votar. Ou seja, o direito ao voto não é algo pré-histórico, muito pelo contrário, foi um direito recentemente conquistado.
Nesta linha de raciocínio, alguns direitos trabalhistas ainda estão sendo conquistados por estas, já que a luta pela equiparação salarial ainda acontece nos dias atuais.
A atual ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou um projeto de lei que visa assegurar a igualdade salarial entre homens e mulheres, a qual será anunciada pelo atual presidente no dia 08 de Março de 2023, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
Após a Reforma Trabalhista aprovada no ano de 2018, há previsão legal de multa para empresas que efetuem o pagamento de salários diferentes em detrimento de gênero. Porém, a multa é praticamente insignificante - o que estimula uma certa desigualdade.
O Dia Internacional da Mulher é uma data que visa promover a conscientização sobre o enfrentamento das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades de forma geral na sociedade. É uma ocasião para refletir sobre as conquistas alcançadas e também para destacar os desafios e obstáculos que ainda precisam ser superados mais a frente.
É uma oportunidade para se discutir e conscientizar a todos sobre a necessidade de combater a desigualdade de gênero e a violência contra as mulheres.
O impacto das mulheres na sociedade
Para analisar o impacto das mulheres em nossa sociedade, precisamos destacar que elas estão presentes em diversos segmentos, como:
· Economia;
· Política;
· Educação;
· Família;
· Direito;
· Arte.
Desde a história da humanidade, as mulheres estiveram presentes realizando feitos extraordinários em diversos ramos da sociedade, como:
Arte - criando obras de artes, quadros e esculturas; na literatura; Negócios, na ciência e tecnologia, como Grace Hopper - desenvolvedora da linguagem de programação COBOL, Radia Perlman - desenvolvedora do protocolo de rede Spanning Tree e Ada Lovelace - considerada a primeira mulher programadora.
Muito embora nos dias de hoje as mulheres possuam mais conhecimento e meios de se manifestar contra injustiças, muitas vezes isto não ocorre em detrimento à possíveis represálias ou medo de perseguições.
Apesar deste fato, muitas mulheres se posicionam contra o machismo e preconceitos, se tornando líderes em suas comunidades, demonstrando toda a sua força e mostrando que são capazes de conquistar qualquer coisa.
Para se tornar referência, é preciso investir em educação, mentoria através de orientação de outros profissionais, participar ativamente de projetos na comunidade através de grupos voluntários, é preciso fazer muito networking para expandir conexões, ter uma visão global de mundo, pensar sempre a longo prazo para tomar atitudes que realmente vão impactar de forma positiva o mundo e por fim, ter muita persistência e autoconfiança.
Mulheres inspiradoras mudam o mundo!