Mariana Alcântara

Alimentação nos dias mais quentes


Publicado em 14/11/2023, por Mariana Alcântara.

Nos dias mais quentes nosso comportamento alimentar tende a sofrer alterações, pois é comum que aconteça uma diminuição no apetite. Nosso metabolismo basal, que é a energia gasta pelo corpo para nos manter vivos, também diminui nas altas temperaturas.

Veja exemplos de alimentos que devemos optar nestes períodos de calor:

- Frutas, verduras e legumes: excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes. Prefira abacaxi, melancia, melão, pera, morango e kiwi. 

- Carnes magras (carnes brancas de aves, peixes, cortes vermelhos como: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, músculo,  patinho, lombinho suíno), são digeridas de forma mais leve e causam menos desconfortos gástricos.

- Prefira os cereais integrais que podem ser combinados com saladas, vitaminas e iogurtes. Eles ajudam a manter o intestino regulado.

- Além da água, opte por águas saborizadas, chá gelados e água de coco. Evite o consumo de álcool.

- Cuidado com a alimentação fora de casa:  alto risco de contaminação ou intoxicação alimentar, pois os alimentos estragam fácil com alta temperatura e as bactérias se proliferam mais rapidamente também.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a hidratação: perdemos mais líquidos e minerais em dia quentes, devido ao aumento da temperatura corporal e suor intenso. Por isso é muito importante se preocupar com a ingestão adequada de líquidos nestes períodos.

Uma forma simples de saber a quantidade de água ideal para um dia é ingerindo 35ml para cada quilo de peso corporal. Exemplo: uma pessoa que pesa 70,0Kg deve ingerir um total de 2,450l de água (70x35). Este valor deve ser aumentando em dias de atividades físicas.

Se cuide e aproveite esta época da melhor forma possível.