Daniela Pereira

A importância da boa alimentação para gestantes


Publicado em 17/08/2021, por Daniela Pereira.

No último dia 15 de agosto comemorou-se o Dia da Gestante, e a gravidez é um momento muito especial de plenitude para a mulher. Durante a gestação nasce, dia a dia, uma nova mulher (mãe) e vai crescendo ali com o bebê, um amor genuíno! Mas, também surgem as preocupações e as dúvidas... A alimentação é uma preocupação comum principalmente para as mulheres gestantes. Aí vem a pergunta: Estou grávida, preciso comer para dois?

- Há muitos anos acreditava-se que a gestante precisava comer para dois, entretanto, isso não é verdade.
- O que acontece na gestação é um aumento das necessidades energéticas de acordo com cada trimestre. Mas, isso é bem pouco em relação ao que você já come normalmente!

O fato é que a partir da concepção do seu bebê, o seu corpo não é apenas seu. Dessa forma, você passa a dividir a sua alimentação com o seu bebê, através da nutrição placentária. Porém, tudo o que você come ou bebe vai primeiro para o seu bebê e depois para você.

Dentro do seu ventre os hábitos alimentares do seu bebê começam a ser formados, e a partir da 24ª semana de gestação ele já é capaz sentir o gosto dos alimentos. Portanto, capriche nas cores dos alimentos, invista em uma alimentação saudável e equilibrada. Sabendo disso, agora é o momento de cuidar de vocês (gestante e bebê)!

E de presente pelo Dia da Gestante, vou deixar aqui cinco dicas para te ajudar a ter uma gestação bem nutrida:

1- Consuma de 3 a 5 porções de frutas por dia;
2- No almoço e jantar consuma pelo menos seis cores diferentes de alimentos. Uma refeição colorida, significa mais nutrientes;
3- Após o almoço e jantar consuma uma fruta cítrica, como laranja, melancia, abacaxi, limão, etc., para prevenir anemias;
4- Evite: refrigerantes, sucos de caixinha e em pó, embutidos (apresuntado, presunto, salsicha, peito de peru, etc.), gordura aparente das carnes (gordura da carne de boi, pele do frango, etc), alimentos que contenham cafeína em excesso (café, chás verde, preto, branco, mate, refrigerante de cola), frituras, doces, fast food (pizza, hambúrguer, coxinha, etc);
5- Troque o tempero industrializado por temperos naturais, como cebola, alho, tomilho, alecrim, louro, noz moscada, açafrão, cúrcuma, etc.

OBS: É proibido consumir bebida alcoólica e cigarros durante a gestação!!!

Mas, vale lembrar que ter uma alimentação saudável, variada, equilibrada, colorida ao longo de cada dia é fundamental para a saúde tanto da gestante quanto do bebê!

Procure um nutricionista para te orientar nesse momento lindo da vida, que é a gestação. Ele irá acolher, avaliar e instruir cada família para que a alimentação esteja adequada tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Cuide dos seus hábitos para promover o melhor desenvolvimento do seu bebê!

Nutricionista Daniela Pereira
CRN-9: 12996