Raquel Nogueira

Dia da Conscientização da Saúde do Períneo


Publicado em 24/09/2021, por Raquel Nogueira.

O assoalho pélvico consiste em um conjunto de músculos, ligamentos e tecido de sustentação que “fecham” a abertura inferior da pelve. Os músculos do assoalho pélvico estão localizados em uma área conhecida como períneo. Além da sustentação, esses músculos também mantêm a continência urinária e fecal e têm papel importante na esfera sexual.

Disfunções do assoalho pélvico podem causar perdas involuntárias de urina e fezes, descida dos órgãos pélvicos (bexiga caída, por exemplo), prisão de ventre (constipação), dor pélvica, dor durante a relação, sensação de frouxidão (nas mulheres), disfunção eretiva (nos homens). Quando acontece uma disfunção, essa musculatura pode estar muito fraca ou hiperativa, sendo nesses dois casos, necessário um tratamento com fisioterapia especializada.

Existem alguns fatores que podem contribuir para essa alteração, como para mulheres: atividades físicas com carga excessiva e/ou de alto impacto, gravidez, parto, menopausa e tosse crônica; desfralde precoce em crianças e prostatectomia (cirurgia de próstata) em homens. Ou seja, homens e mulheres possuem “períneo”, diferente do que muitos acreditam.

Enfim, conhecer e exercitar os músculos do assoalho pélvico é essencial para prevenir e tratar as disfunções. Afinal é possível assim, evitar situações tão desagradáveis que ocorrem envolvendo alterações de função dessa musculatura.