Fernanda Souza Cachapuz

A pele é reflexo do que o corpo sofre!


Publicado em 04/10/2021, por Fernanda Souza Cachapuz.

Há quase seis anos eu comecei a minha primeira especialização em estética, uma pós graduação! Naquela época tudo que me enchia os olhos era botox e preenchimento. Talvez porque fosse uma coisa tão nova para profissionais não médicos ter permissão de trabalhar. Ou também porque naquela época eu imagina que tudo seria resolvido com esses dois procedimentos... Não sei! Mas eu achava que iria trabalhar basicamente com o que hoje chamamos de harmonização facial.

Mas com o tempo e a prática clínica eu fui me apaixonando pela pele. E isso me fez estudar a fundo esse órgão enorme (o maior do corpo) que serve como uma armadura para manter nossos órgãos internos saudáveis e operantes para a manutenção da nossa vida. Espetacular né? Ah! Isso sim enche meus olhos!

E sabe o que mais me fascina na pele? Ela conversa com a gente! Sabia?

Sim! A pele sempre fala daquilo que o corpo sente.

E sabe o que ela me conta?

Que ela não gosta de sedentarismo!

Que ela não gosta de uma alimentação desiquilibrada: excesso de fast food e alimentos ricos em gordura. Alimentos processados, embutidos, enlatados...

Ela detesta cigarro!

Não gosta do consumo excessivo de álcool.

Ela não gosta quando estamos constantemente estressados!

Ela ama os cuidados diários como fotoproteção e hidratação.

Ela agradece quando você ingere boa quantidade de água.

Ela sempre vai estar bem quando tudo vai bem...

Agora você se pergunta! Como a pele diz essas coisas??

Assim: Manchando...apresentando acne... fica com excesso de oleosidade... poros muito abertos... fica opaca... sem vida. Ela fica “doente” e consequentemente fica feia.

Por que estou dizendo isso tudo?

 Por que não dá para cuidar somente da pele. Tem que cuidar do corpo também. Afinal ela não é o nosso revestimento? E se estiver” ruim por dentro consequentemente vai estar ruim por fora”. Simples assim.

Resumindo tudo: não dá para ter a pele bonita quando o corpo está sofrendo os males dos excessos... seja ele qual for.