Daniela Pereira

Mulher, você tem cuidado de si?


Publicado em 20/10/2021, por Daniela Pereira.

O mês de outubro chegou e ele trás consigo a campanha de conscientização  para a detecção precoce do câncer de mama, a fim de diminuir a incidência e mortalidade por essa doença. 

A campanha contra o câncer de mama acontece desde a década de 1990,  anualmente em vários países, incluindo o Brasil. Essa tem como símbolo o laço  rosa que representa a corrida pela cura do câncer de mama, a conscientização  do autocuidado e importância da detecção precoce dessa doença. 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo,  tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. E no  Brasil o câncer de mama ocupa a primeira posição de mortalidade por câncer  entre mulheres, sendo a maior prevalência no Sul e Sudeste do país. 

O câncer de mama não tem somente uma causa. E segundo o INCA (Instituto  Nacional de Câncer) apenas 5 a 10% do câncer de mama é causado por  fatores genéticos (hereditários) e a maior parte é causada por fatores externos  como envelhecimento (mulheres acima dos 50 anos), determinantes a vida reprodutiva da mulher, má alimentação, consumo de álcool, excesso de peso,  atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) nesse ano (2021) adotou o lema “Eu  cuido da minha saúde todos os dias. E você?” 

Esse lema do INCA (Instituto Nacional de Câncer) nos faz refletir sobre quais cuidados devemos ter com a nossa saúde em relação a prevenção e detecção  precoce do câncer de mama. Pois, quando o câncer de mama é descoberto no  início, há mais chances de cura. 

Mulher, pratique o autocuidado tocando no seu corpo, assim, você conhecerá o  seu próprio corpo e saberá identificar qualquer alteração no mesmo! Então, fique atenta a estes aos principais sinais e sintomas do câncer de mama no  seu corpo: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da  mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do  peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também  podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos  braços (axilas). Se algum desses sinais e sintomas aparecerem, procure um  médico ginecologista o mais rápido possível. 

Mas, além disso, cuide de você, tendo uma alimentação saudável e equilibrada no aia a dia, mantenha-se ativa e com o seu peso adequado, evite o consumo  de bebidas alcóolicas e faça pelo menos uma consulta anual com o seu médico  ginecologista. 

Cuide de você procurando um nutricionista para te ajudar a ter uma  alimentação saudável de acordo com a sua rotina e preferencias. O 

nutricionista é o profissional adequado para te ajudar a encontrar o equilíbrio  entre a vida que você tem hoje e uma vida mais saudável. 

Prevenir sempre será o melhor remédio! 

Cuide de você todos os dias! 

Nutricionista Daniela Pereira  

CRN-9: 12996