Elizabeti Felix

Paranormalidade em cidades antigas (históricas)


Publicado em 15/05/2021, por Elizabeti Felix.

As cidades antigas são lugares cheios de história, com ladeiras, monumentos e casarões que remetem a um passado onde a vida era muito diferente e cheia de dificuldades.

Fenômenos como aparição de espíritos, vozes desconhecidas, passos e mesmo objetos que se movem são bem comuns e atualmente existem empresas e investigadores paranormais profissionais, que podem ser contratados para investigar esses ambientes.

A origem da maioria das cidades mineiras surgiu da exploração, povoados que foram construídos através do poder, do dinheiro, da escravidão. Isso ficou marcado na nossa história também, na psicosfera local e regional.

E o que é psicosfera? Segundo definição do site conscienciopedia é o campo resultante das irradiações bioenergéticas das consciências intra e extrafísicas refletindo o nível evolutivo, o padrão psíquico ou pensênico e a situação holossomática do momento. Ainda de acordo com a definição de Eurípedes Kühl a psicosfera é o produto do que pensam, como vivem e agem os homens, encarnados e desencarnados. Nada objeta considerar que citada aura é a psicosfera de cada ser humano, “através da qual” (segundo André Luiz) “somos vistos e examinados pelas Inteligências Superiores, sentidos e reconhecidos pelos nossos afins”.

Importante ressaltar que a influência externa, se negativa, só acontecerá se houver desguarnecimento psíquico, como o pensamento é energia, cada pensamento ou ação tem reflexos na psicosfera, como o ”efeito borboleta”.

Basicamente é compreender que cada pessoa estará sentindo o que ela irradia e essa influência poderá estar ligada a vários fatores da encarnação ou não.

Quando se trabalha na área de patrimônio cultural, restauração e elaboração de laudos históricos, até mesmo os mais descrentes podem ao longo de sua carreira viver alguma experiência sem explicação.

Ao restaurar um monumento, uma casa, um objeto de fé, entre outros, o respeito é fundamental e estar aberto a questões extra físicas não é mera especulação.

Muitas histórias de fatos ocorridos se tornaram lendas urbanas, o inexplicável torna-se imaginação popular, fica mais fácil digerir.

Ao longo de anos de trabalho convivi com muitos acontecimentos inexplicáveis, conheci algumas pessoas que relataram que não conseguiam sequer entrar na cidade de Ouro Preto, ou se andassem pelas ruas, sentiam-se sufocadas e oprimidas.

Da mesma forma, também há relatos de pessoas que não se sentiam confortáveis na cidade de Ouro Branco com sua Serra, sentiam-se deprimidas.

Em todo caso, essas experiências devem ser levadas a sério, muitas patologias estão ligadas a mente e a espiritualidade.

De maneira simples as casas (e outras edificações) absorvem emoções e energias (pensamentos geram energias, cuidado!) como se fossem esponjas (objetos e móveis também).  A maneira como isso ocorre ainda não está bem clara. Alguns acreditam que talvez os cristais de quartzo e outros minerais contidos na argamassa, revestimento, soleiras, etc. Possam reter estas informações.  Isso fica gravado a nível subatômico na estrutura molecular destes cristais e eles reproduzem estas informações, lembrando que tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos.

Casas construídas em cima de rios subterrâneos, falhas geológicas, cavernas, cemitérios, locais naturais sagrados, locais de batalhas, Também trazem efeitos nocivos.

Energias de origem não humana também se infiltram em determinados locais (os "miasmas" astrais), assim podemos pensar em assombramentos ou obsessões espirituais, quando na verdade pode não ser nada disso. Trata do entendimento de pontos importantes sobre manifestações do mundo espiritual e físico, a partir da compreensão básica sem distorções ou preconceitos, simplesmente resumindo que tudo é energia e estão presente na matéria.

Informações relacionadas à espiritualidade e energia estão contidos nos escritos Vedas – escrituras sagradas muito antigas do hinduísmo, se você é mais racional e sempre vai pela ciência a Teoria da Relatividade de Einstein diz que “A matéria não existe; tudo que existe é energia”. Assim, se juntam ciência e espiritualidade para constar que a vida é muito mais do que você vê, sente e ouve.

Na sua próxima oportunidade de estar num museu, numa casa histórica, numa ladeira antiga ou tocando um objeto antigo, veja com outros olhos, perceba que além do físico há o espiritual, a energia impregnada boa ou ruim.

Respeite a história, os antepassados e tudo que esteja relacionado a eles, viva o seu presente e não esteja preocupado com o futuro, pois o tempo é relativo. Einstein descreveu em 1905, “o que chamamos de espaço também envolve tempo, é por isso que se chama espaço-tempo. O que você faz com o espaço, pode ser feito com o tempo também”.

Quando você é muito racional e não analisa que tudo é mais do que pode vê e acredita, você perde a oportunidade de visualizar um mundo novo e repleto de infinidades, sem limitações.

Mais argumentos na próxima edição, aguardem.

“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega.”

ALBERT EINSTEIN

“O nitrogênio em nosso DNA, o cálcio em nossos dentes, o ferro em nosso sangue, o carbono em nossas tortas de maçã foi feito no interior das estrelas em colapso. Nós somos feitos da poeira de estrelas.”

CARL SAGAN

 “Magia é como física quântica, uma fonte de espiritualidade em manifesto da ciência, a matéria se transforma em energia, dando forma ao espirito da criação.”

VRADIMIR ALEXANDRE

Os sons dos ventos, melodia ímpar, e, melhor não há, entra nas veias, num êxtase paranormal, nos revela o tempo e nos relê o respirar...

RICARDO VITTI                                                                                                                                               

Vejam alguns sites relacionados a casas mal assombradas:

https://brasildrummond.com.br/casa-de-dona-yaya/

https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/antiga-fazenda-de-escravos-tem-ruidos-e-fenomenos-estranhos-em-laranjal-paulista-15092018