Elizabeti Felix
Origem da Festa da Batata
Publicado em 13/10/2021, por Elizabeti Felix.
Neste período do ano muitas pessoas devem estar se lembrando do Festival da Batata, de quantos anos essa festa manteve-se como tradição no mês de outubro.
Sendo natural de Ouro Branco, eu cresci numa família que contava muitas histórias sobre o Ouro Branco antigo, sobre como era a vida cotidiana no final dos anos 50 e 60.
Quando eu entrei área da Cultura fiquei surpresa com a falta de informações e documentos que registravam a história da cidade, sendo um assunto de meu interesse e minha grande paixão, eu secretamente fiz um juramento que iria publicar um livro com a história da cidade, que seria o primeiro registro oficial do município.
Haviam muitas pessoas interessadas em contar a história, parentes, amigos, muitos tinham fotos, muitos se sentiam felizes em compartilhar o passado. E assim deu início a pesquisa que demorou mais de 10 anos para ficar pronta.
Uma pessoa que de boa vontade emprestou, contou e participou de praticamente todas as informações aqui colhidas sobre o “Teco” foi a Dona Maria Moreira, pessoa que sempre me atendeu muito bem e se orgulhou para que as informações fossem públicas. Imensa gratidão.
A Festa da Batata originou-se com a realização de bailes pela comunidade antiga, onde comemoravam a colheita da batata por volta do mês de outubro, sendo seu precursor o Sr. José Silas Coelho, popularmente conhecido como "Teco". Estes bailes aconteciam inicialmente em galpões de armazenamento que eram enfeitados com batatinhas (ele plantava as batatas nos litros de óleo para que crescessem e fossem expostas no dia do baile, 03 meses antes da festa) e homenagens aos produtores, pois o principal objetivo da festa era promover o homem do campo e seu trabalho que tanto representava para a comunidade ourobranquense.
Ao longo do tempo estes bailes aconteciam em lugares alternados, também acontecia a eleição da Rainha e da Princesa da Batata, que eram filhas de bataticultores.
Sr. José Silas Coelho
O Sr. José Silas Coelho morreu na data de 19 de julho de 1983, aos 48 anos com insuficiência respiratória, era casado com a Sra. Osair Coelho e não deixou filhos. Com a morte de seu precursor parte da tradição da festa foi abandonada e em 1984 já no declínio da produção da batata é que a festa tornou-se festival com a primeira feira livre de produtores locais, oficializado pela Lei nº 458/85 de 10/12/85 e assinada pelo então Prefeito Silvio José Mapa, que era também produtor de batatas, o Projeto de Lei foi de autoria do vereador José Inácio Pereira. Neste período se destacava no município o Sr. Fernando de Oliveira e Silva e o Sr. Silvio José Mapa, como os maiores produtores de batata da região.
Banner com todos os cartazes do evento até a data de 2007
O Primeiro Festival da Batata aconteceu na Praça Santa Cruz nos dias 05 e 06 de outubro de 1984, com barracas e pratos típicos de batatas, organizadas ao longo da praça e em frente ao adro da igreja matriz. Nos primeiros festivais acontecia a eleição da Rainha da Batata, segundo as normas estabelecidas pela organização dos mesmos, onde as filhas dos produtores de cada povoado representavam com trajes típicos de colhedoras de batatas, o seu povoado.
Memorial da Festa Batata em 2008 Praça de Eventos
Com o crescimento da população e a divulgação do Festival, a Praça Santa Cruz tornou-se pequena para receber a comunidade e os visitantes, criando a necessidade de ter um espaço maior. Com a construção da Praça de Eventos pelo Prefeito Fernando de Oliveira Silva, o Festival foi transferido para esta área no ano de 1995, com inauguração do espaço. O Festival tornou-se um mega evento, com vários dias de programação e apresentações de artistas nacionais conhecidos na mídia, o aspecto tradicional quase desapareceu, pois a festa mudou radicalmente a partir dos anos 90. O foco cultural de uma festa voltada à colheita e homenagem aos produtores ficou no passado, pois a produção de batatas nos povoados tornou-se pequena, alguns locais onde era tradição o seu plantio nem mais existe, sendo substituída por batata baroa (cenoura amarela) e outros.
Colheita da batata
A batata foi fonte de recursos financeiros no município e tão importante que marcou na história como um dos ciclos de desenvolvimento econômico, O CICLO DA BATATA., onde iremos abordar com detalhes num outro momento.
A história da cidade é muito rica e deveria estar num site oficial com informações para pesquisa, uma cidade que valoriza seu passado e seus antepassados segue confiante em relação ao futuro, porque conhece e respeita seus erros e acertos. O Festival faz parte oficialmente do calendário de eventos da cidade, assim como faz parte da nossa história, uma das festas mais importantes da região, permanece como referencial historico e turistico para nossa cidade.
Praça de eventos durante evento da Festa da Batata
Fonte: Livro Ouro Branco dos Ciclos e Memorial de Ouro Branco (livretos com várias edições da PMOB)
Pesquisa historica e fotos: Arquivo pessoal Elizabeti Felix