Raquel Nogueira

A mulher e o câncer de mama no Brasil


Publicado em 18/10/2021, por Raquel Nogueira.

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. 

  No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama? Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama. Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado! Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual. • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos. • Alterações no bico do peito (mamilo). • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.  

Como as mulheres podem perceber os sinais e sintomas da doença? Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Além de estarem atentas ao próprio corpo, é recomendado que as mulheres façam exame de rotina. A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. As mulheres devem ser informadas sobre os benefícios e riscos dessa prática.

Suas mamas são únicas, assim como você. A informação pode ajudar a salvar vidas!  


Fonte: Cartilha Câncer de Mama (INCA 2021)