Elizabeti Felix

Aniversário de fundação de Ouro Branco, 298 anos de história


Publicado em 03/02/2022, por Elizabeti Felix.

Normalmente as pessoas do município ficam confusas com duas datas de comemoração de aniversário em meses diferentes, vamos explicar.

A data de emancipação é dia 12 de dezembro, no entanto a data considerada de fundação é dia 16 de fevereiro de 1724.

Na verdade, a data de fundação estaria diretamente relacionada com a chegada dos bandeirantes e com as primeiras construções improvisadas para a exploração do ouro, mas não há registro.

Ouro Branco foi uma das mais antigas freguesias de Minas, tornada colativa pelo alvará de 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de Lourenço de Almeida. Nesse período Ouro Branco já possuía considerável importância econômica pela prosperidade de sua população.

Para que entendam o que significa se tornar colativo ou colativa, é uma referência ao ato de conferir colação; ou seja, do latim collatio, que quer dizer: contribuição, oferenda. Quando uma paróquia recebia uma colação, significava que esta igreja estava contribuindo e recolhia impostos, onde poderia manter um padre. Em português de Portugal ainda se usa o tremo colecta para designar o que se recebe, nomeadamente nos impostos.

Essa data está de acordo com “Seu primeiro vigário colado que foi o Padre Romão Furtado de Mendonça”, a Matriz de Santo Antônio foi elevada à categoria de “freguesia colativa”, o que fortaleceu o entrosamento entre o poder civil e poder eclesiástico.

Quando falamos que o primeiro vigário foi o padre Romão, estamos retirando da história o padre que veio de Goías ,  o Pe. Carvalho, condenado e queimado na inquisição em Lisboa. Posteriormente iremos falar dessa história desconhecida pela maioria.

Lembramos que nesta época tudo estava relacionado a igreja, a vida religiosa e social da nossa freguesia concentrava-se dentro e em torno do monumento de celebração.

As importantes construções que foram erguidas pelas irmandades que representavam o poder local, eram a base para manutenção do sistema colonial. A exemplo desse sistema, podemos citar a Matriz de Santo Antônio, construída pelas Irmandades do Santíssimo Sacramento, que em sua corporação concentrava as famílias mais ricas do povoado e a Matriz de Santo Antônio em Itatiaia, que foi construída por iniciativa das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito.

Essas irmandades eram instituições religiosas compostas por pessoas sem conhecimento eclesiástico, mas com condições financeiras e que tinham como objetivo ajudar os seus membros e a comunidade.  Estas instituições tiveram sua origem na Europa na época da Idade Média, apareceram no Brasil a partir do século XVIII, muito fortes em especial na região de Minas Gerais. Essas irmandades foram de extrema importância para o crescimento e expansão da fé católica em toda colonização portuguesa, também prestaram serviços desde a realização de festas até a arrecadação de recursos para construção e reformas de templos católicos.

Agora você pode entender a existência dessas duas datas e a importância das mesmas na formação da nossa história.

Parabéns Ouro Branco pelos seus 298 anos de história!