Aline Agriceny

Terapia capilar: o que é, e o porque deve fazer


Publicado em 23/02/2022, por Aline Agriceny.

Quem não deseja manter os fios bonitos e saudáveis e ter um cabelo forte sem quedas, com brilho e macio? Para isso, existem no mercado inúmeros produtos que, apesar de serem de qualidade, não conseguem tratar profundamente os fios ou resolver os problemas do couro cabeludo. Pensando nisso, surgiu a terapia capilar!

Fios de cabelo caindo em excesso durante as lavagens ou couro cabeludo irritado é um dos motivos que levam as pessoas a procurarem a terapia capilar. E não é para menos: isso indica algo não está em equilíbrio.

Os motivos são vários que podem causar a queda, como química, estresse, ​má alimentação​, desequilíbrio hormonal e até genética. Além disso, esse mal atinge homens e mulheres de diversas faixas etárias, que, muitas vezes, acabam sofrendo de ​calvície​. E é nesse momento que a terapia capilar, aliada a bons produtos, podem estagnar ou até mesmo reverter essa situação.

 

Quais problemas podem ser tratados?

 

Apesar de poder ser feita em todo tipo de cabelo por contribuir para a saúde dos fios e por mantê-los saudáveis mesmo quando não apresentam algum tipo de problema, a terapia capilar é mais frequentemente procurada por tratar os seguintes problemas:

 

●Combater o afinamento dos fios;

●Combater a oleosidade em excesso;

●Evitar a queda de cabelo e reverter a ​alopecia​;

●Fortalecimento da raiz dos fios;

●Tratamento de inflamações cutâneas no couro cabeludo;

●Estimular o crescimento dos fios;

●Acabar com a caspa.

 

Como funciona a terapia capilar?

 

A terapia capilar funciona por meio de diferentes métodos de prevenção e de tratamento de doenças relacionadas aos fios e couro cabeludo, como uma forma de diminuir agressões externas e corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos.

Os mais conhecidos tipos de tratamentos de terapia capilar são a máscara de argila, massagem capilar, peeling capilar e o laser, associados a shampoos, condicionadores e máscaras.

 

Máscara de argila

 

A máscara de argila é normalmente indicada para ​absorver toxinas e impurezas, além de possuir propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, purificantes, adstringentes e antissépticas. Além disso, a argila é altamente nutritiva e hidratante. Ou seja, devolve queratina para os fios danificados, elimina a oleosidade e fortalece o couro cabeludo.

 

 

Massagem capilar

 

A massagem capilar é um método complementar aos outros, funcionando para ativar a circulação local. Associada a essa massagem, é indicado utilizar máscaras adequadas para o seu tipo de cabelo e orientadas pelo profissional de sua confiança.

 

Peeling capilar

 

O peeling capilar, assim como o peeling para a pele, consiste em uma esfoliação para remove as impurezas, abrir folículos obstruídos, reequilibrar o pH dos fios e auxiliar o crescimento dos fios.

 

Laser

 

A aplicação do laser é feita diretamente no couro cabeludo e é muito indicada para combater a alopecia androgenética (ou calvície). Ela é responsável por aumentar a vascularização no couro cabeludo e liberar fatores de crescimento. Se aliada à produtos específicos para queda de cabelo, seu resultado pode ser ainda maior. Agora que você já sabe o que é terapia capilar, o que está esperando para agendar a sua avaliação?

 

Por: Aline Agriceny, terapeuta capilar e Tricologista.

Studio Romana-Ouro Branco MG