Bruno Moura
Turismo Esporte e Aventura
Publicado em 15/12/2023, por Bruno Moura.
A cidade de Ouro Branco, possui um potencial turístico/ecoturismo, não muito valorizado. Cercada por passagens históricas, cachoeiras exuberantes e uma biodiversidade rica, pontes e ruínas que recontam o passado, são grandes exemplos: A gruta de dolomita uma das maiores em nossa região localizada no Parque Estadual Serra do Ouro Branco (início da cadeia do espinhaço) e a ponte do Calixto no monumento Natural de Itatiaia.
Desde o tempo dos Bandeirantes, a cidade tornou-se passagem e abrigo, hoje, diariamente o município recebe centenas de turistas que passam e por vezes se hospedam, contudo não tem a oportunidade de "turista" na cidade.
Precisa investir no produto turístico que Ouro Branco já possui, e pra tanto, e necessário que haja uma unificação entre o poder público, empresários, comerciantes e moradores, todos em prol da valorização do turismo em nossa linda Ouro Branco.
Com o produto definido deve haver um engajamento das pessoas, qualificação de mão de obra em: Hotelaria, gastronomia, artesanato, guias e condutores turísticos.
Trazendo o turista e oferecendo opções de lazer para sua viagem, em nossa cidade, a roda da economia local continuará girando constantemente, gerando empregos e rendas.
É imprescindível o apoio do poder público para investir e estruturar o Parque e Monumento, manter nossas estradas e acesso em boas condições sempre e não somente em eventos e festividades, trilhas bem sinalizadas, vigilância, inserir portaria e mais monitores.
É preciso também da colaboração das pessoas e pra isso deve ser feito um trabalho de conscientização sobre a importância e preservação ambiental, trabalhos de prevenção, a fim de evitar e amenizar os incêndios criminosos (o estado gasta uma fortuna em recursos para combater incêndio que poderiam ser utilizados na implantação e estruturação do plano de manejo), caça ilegal, lixo, depredação, vandalismo. É necessária uma fiscalização maior e mais rigorosa a respeito da ilegalidade.
Estamos caminhando em relação aos nossos equipamentos turísticos, projetos estão sendo discutidos e falados em prol de nosso Parque Estadual Serra do Ouro Branco como voo livre e observatório, agora mais do que nunca precisamos nos organizar e unir para fortalecer o setor turístico para que a gente não se torne um turismo desordenado amanhã.